Papel da embalagem plástica sustentável no processo de compostagem
A embalagem plástica sustentável é um material leve, resistente e versátil, que está presente em diversos segmentos da indústria, para não se dizer em todos. Embora proporcione inúmeras contribuições, este tipo de embalagem também garante uma maior qualidade aos produtos inseridos, como alimentos, roupas e documentos, desde o momento em que são embalados até serem consumidos ou acessados.
Para complementar, a embalagem plástica sustentável ainda tem a capacidade de ser reciclável a partir da forma como é descartada. Se for da maneira correta, o direcionamento do material deve ser a compostagem, uma técnica de reciclagem, que pratica a transformação de materiais orgânicos em húmus, uma matéria orgânica depositada no solo. Desta forma, este processo resulta em um excelente fertilizante para solos contaminados, prevenindo problemas externos, como metano e chorume, além de regenerá-los, apresentando mais nutrientes às plantações. Tudo isso com um baixo custo no mercado.
A diferença da embalagem plástica sustentável para produtos diversos
A embalagem plástica sustentável reduz significativamente os danos do descarte. Por isso, aquelas que usam em sua confecção material orgânico e reciclável são as mais indicadas, principalmente, ao usar menos energia e recursos naturais, como luz e água. Assim, após a produção e utilização, seu descarte diminui impactos ambientais negativos. Como sua fabricação é natural, não consiste em um material atóxico, podendo, assim, armazenar os mais diversos tipos de produtos, como:
- Alimentos;
- Roupas;
- Documentos;
- Eletrônicos;
- Eletroeletrônicos;
- Cosméticos;
- Produtos de limpeza e higiene pessoal.
Como a embalagem plástica sustentável é vista no mundo
Alguns países, como a Alemanha, incentivam que todos seus habitantes pratiquem o hábito da reciclagem e do descarte correto. Em diversos locais da Europa, por exemplo, garrafas PET podem ser devolvidas em estabelecimentos comerciais, como lojas, supermercados, padarias e lanchonetes em troca de dinheiro. Neste caso, podem valer cerca de 25 cents de Euro, o que incentiva a população a cobrar os demais, inclusive turistas que não têm conhecimento dessa tática.
No Brasil, há diversas empresas e instituições que indicam a reciclagem, mas é um hábito que ainda precisa ser melhor incluso no cotidiano da população. É preciso que todos os brasileiros olhem como mais cuidado para a questão biológica do planeta e tomem conhecimento que a embalagem plástica sustentável é uma alternativa com qualidade superior comparada ao plástico convencional.
Para saber mais sobre embalagem plástica sustentável
Ligue para (11) 5518-3881 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!