Diversidade de técnicas usadas na embalagem plástica impressa
A embalagem plástica impressa é sinônimo da adequação correta entre a aparência e proteção de produtos. A forma impressa do material promove uma embalagem mais atrativa, com uma personalização que atende corretamente à necessidades da marca. Se acomodar perante a aparência da embalagem plástica impressa é um erro de qualquer empreendedor, já que se atentar ao que seu público-alvo almeja e precisa é o primeiro passo para ter mais sucesso nos serviços prestados.
A impressão deste tipo de embalagem é variada e pode ser a mais diversa, de acordo com o que a empresa pretende que o cliente receba o material. Cada técnica é voltada para tipos específicos de embalagem, podendo variar entre offset, flexografia, tampografia, serigrafia e hot-stamp.
O que cada técnica faz para a melhor qualidade da embalagem plástica impressa
Dentre todas as técnicas citadas anteriormente, três garantem um ótimo resultado em embalagens enquanto outras duas são voltadas para outros tipos de materiais. Conheça mais sobre elas abaixo:
- Offset é a forma de impressão mais utilizada em grande escala no mundo em razão de seu custo-benefício, sendo a mais indicada para realizar impressão em rótulos e embalagens cartonadas;
- Flexografia, que cresceu muito após a ajuda da tecnologia, sendo totalmente versátil e perfeita para imprimir em superfícies não planas, como copos de papel, sacos, embalagens plásticas e metálicas, sacolas e acetatos;
- Tampografia é a técnica mais antiga de imprimir na embalagem plástica impressa, muito usada na indústria e focada em embalagens côncavas e convexas;
- Serigrafia, muito usada para a impressão em tecidos, sendo uma das mais baratas e práticas, no entanto, não indicada para a impressão de embalagens;
- Hot-stamp é uma técnica usada para proporcionar um melhor acabamento às embalagens, sendo, geralmente, utilizada em conjunto com as anteriores para dar mais destaque à personalização do material.
Máquinas utilizadas pelas técnicas
Todas as técnicas usam máquinas específicas para garantir uma melhor impressão à embalagem plástica impressa. A offset, por exemplo, usa uma grande impressora com diversos cilindros. Já a flexografia opta por uma chapa flexível de fotopolímero, como uma borracha, que é sensível à luz.
Por outro lado, na tampografia, a tinta é passada da chapa para a superfície através de um tampão feito com silicone, diferente da serigrafia. Nesta técnica, a tinta é transmitida para a superfície por meio de uma tela de nylon ou seda. A hot-stamp, por sua vez, é prática ao usar mais carimbos e antigas impressos tipográficas em sua impressão.
Para saber mais sobre embalagem plástica impressa
Ligue para (11) 5518-3881 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!