O que é plástico polipropileno?
O plástico polipropileno é um derivado da polimerização do gás propileno ou ainda do propeno. Ele é classificado como um termoplástico, pois pode ser moldado quando submetido à altas temperaturas. Por isso, ele pode ser processado de diversas formas, como por meio de injeção, extrusão de filmes ou filamentos, termoformagem e sopro.
Com isso, o plástico polipropileno se torna uma matéria-prima versátil, inerte química e biologicamente. Tanto é que possui autorização do Ministério da Saúde para embalar remédios e alimentos, sejam eles perecíveis ou não.
Tanto é que esse material é considerado um polietileno melhorado, uma vez que pode substituí-lo em aplicações em que uma alta resistência química não é prioridade. Sendo assim, ele pode ser utilizado tanto na indústria, quanto em ambientes domésticos sempre que é necessário um reforço na proteção de algum objeto.
Quais são as principais aplicações do plástico polipropileno?
Por ter propriedades térmicas, químicas e elétricas bem equilibradas, uma das características mais marcantes do plástico polipropileno é a sua versatilidade.
Não à toa, essa matéria-prima pode dar origem a diversos tipos de produtos, como:
Sacos plásticos;
Embalagens flexíveis;
Eletrodomésticos;
Copos plásticos;
Brinquedos;
Cadeiras plásticas;
Potes;
Seringas;
Autopeças.
Além disso, por ser possível fazer peças com dobras no próprio plástico polipropileno, essa matéria-prima também pode ser utilizada para fazer estojo para óculos e tampas dobráveis, por exemplo.
Conheça as vantagens do plástico polipropileno
Devido a boa versatilidade de aplicações, o plástico polipropileno apresenta diversas vantagens se comparado a outras matérias-primas. Para começar, a sua baixa densidade torna as embalagens feitas com esse material mais leves, o que faz com que o custo com a sua produção e transporte seja menor.
Outra vantagem notável é que como o plástico polipropileno possui boa processabilidade, são necessários menos ciclos para transformar essa matéria-prima em um derivado. Além disso, esse material é atóxico, ou seja, não altera as propriedades do produto que entrar em contato com ele, podendo até servir para embalar alimentos.
Por fim, vale a pena ressaltar que o plástico polipropileno é 100% reciclável e apresenta baixa emissão de gases que causam o efeito estufa na atmosfera durante a sua produção e transporte.
Para saber mais sobre plástico polipropileno
Ligue para (11) 5518-3881 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!