Empresas fabricantes de embalagens plásticas e a PNRS
Atualmente, as empresas fabricantes de embalagens plásticas precisam ser socioambientalmente responsáveis para que consigam ter lucro. Pode parecer contraditório, mas a preservação dos recursos naturais é o melhor caminho a quem deseja crescer, pois, agindo dessa forma é possível manter o empreendimento funcionando em longo prazo. Caso contrário, o negócio pode se tornar insustentável, pois todas as matérias-primas são retiradas da natureza.
A fim de estabelecer um norte a todas as empresas, e isso abrange tanto as empresas fabricantes de embalagens plásticas quanto de outros segmentos, em 2 de agosto de 2010, foi instituída a Lei 12.305, conhecida como Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). E nessa leitura, você saberá mais sobre os principais pontos que precisam ser tratados para uma boa gestão empresarial e sua relação com o meio ambiente.
Empresas fabricantes de embalagens plásticas e seus produtos
A PNRS determina que as empresas precisam pensar em todo o ciclo de vida de seus produtos, e isso abrange desde o momento de sua produção, com a escolha adequada das matérias-primas, até o descarte deles. As empresas fabricantes de embalagens plásticas precisam analisar alguns pontos cruciais para não prejudicar o meio ambientes. Algumas das questões que devem ser levadas são as seguintes:
- Quais polímeros são capazes de fornecer plásticos que não poluem?
- Como o produto pode ser de alta qualidade e não contaminar o solo?
- É possível criar uma rede de recolhimento dos produtos como o uso de Logística Reversa?
- Como diminuir o consumo de água potável durante a fabricação?
Essas questões podem ser respondidas de modo coletivo pelos gestores das empresas fabricantes de embalagens plásticas, pois não é mais possível criar produtos que facilitem o dia a dia das pessoas e ao mesmo tempo prejudique a natureza. E falar de sustentabilidade não precisa ser algo chato. Pelo contrário, deve ser visto como uma atitude responsável de empresas que pensam no bem coletivo.
Ações efetivas para ser sustentável
É ainda no âmbito do que determina a Lei que as ações podem ser desenvolvidas. É possível repensar sobre como prevenir os problemas de poluição, o desenvolvimento de modo sustentável, proteger a saúde das pessoas (e isso diz respeito desde o colaborador que fabrica o produto até as pessoas que terão contato com o produto em sua fase final), entre outras medidas que você pode conferir no documento oficial.
Para saber mais sobre empresas fabricantes de embalagens plásticas
Ligue para (11) 5518-3881 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!